A história do RC RJ Ipanema
O IPANEMA foi fundado em 31.05.1970, tendo como padrinho o RC Copacabana, com o território cedido por aquele clube. O representante para sua fundação foi o companheiro Hugo de Castro do Rotary Copacabana. Reuniu-se, inicialmente, no Clube Monte Líbano, passando em seguida ao Clube Paissandu, onde se reúne até hoje.
Seu primeiro Presidente, no período1970/1971, foi Augustus Cezar Monteiro de Castro e o Governador do, então Distrito 457, era Simão Treiger, do RC Niterói, com o lema “Transponham as Barreiras”.
Em nosso quadro associativo temos a honra de contar com dois Governadores, sendo Wilmar Garcia Barbosa, no período 1997/1998, com o lema “Mostra que o Rotary se interessa” e Fernando Moreira de Faria, no período 2013/2014, com o lema “Viver Rotary, transformar vidas”.
Nosso associado mais antigo, desde 16.06.1984, é o companheiro José Abol Corrêa, que foi nosso Presidente nos períodos 1990/1991 e 2000/2001 e, atualmente, é Presidente da Comissão de Administração do Clube e Conselheiro do Presidente. Nossa associada mais recente é a companheira Norma de Oliveira Alves, desde 05.11.2020.
Nosso clube possui vinte e cinco associados, com 20 Companheiros Paul Harris, sendo 10 mulheres e 15 homens. Temos um companheiro Major Donors, uma companheira portadora de cinco safiras, um portador de quatro safiras, dois portadores de três safiras, um de duas safiras e três de uma safira.
O clube criou, na época que o presidente de RI era Ernesto Imbassay de Melo, o primeiro consórcio visando proporcionar aos consorciados o título de companheiro Paul Harris. Os dez companheiros participantes do consórcio foram todos agraciados com este símbolo. Chegamos a 100% em 2014 com o incentivo do companheiro Manuel Capão. Atualmente apenas os cinco associados mais recentes ainda não possuem o título.
Prezamos o companheirismo, como mola mestra de nosso clube. Tivemos encontros interclubes por 12 anos, denominado SUPERIPA, onde faziam parte os clubes do Sumaré e Perdizes, ambos de São Paulo, e o nosso Ipanema. Realizamos constantemente reuniões domiciliares na casa dos diversos companheiros.
O Ipanema foi responsável pela criação de quatro clubes de Rotary: Arpoador, Jardim Botânico, Leblon e Lagoa. Criou um Rotaract e um Interact, com cerca de trinta jovens cada, que se reuniam aos domingos.
Foi o primeiro clube de Rotary a participar com uma barraca da Feira da Providência. Toda a receita ia para a feira.
Os primeiros projetos comunitários foram em prol da Casa Maternal Melo Matos, onde foram realizadas obras civis. O clube praticamente ajudou a manter a casa que abrigava 210 menores. Toda a ajuda era feita com bazares da pechincha, que duravam dias e até semanas, sob a liderança de Georgina Bridi e Helena Barbosa, esposas, respectivamente, de Marcel Bridi – que foi nosso Presidente no período 1973/1974, e de Wilmar Garcia Barbosa, presidente do clube no período 1975/1976, já indicado anteriormente. Esses clubes adotaram um asilo de idosos no bairro de Ipanema. Nosso clube apoiou o ambulatório da Gávea, doando remédios ao mesmo. Motivos para união dos companheiros eram as reuniões domiciliares e o campeonato de jogos de biriba e dama que, ainda, contribuíam para levantamento de fundos, em benefício de obras sociais. Realizou um grande campeonato de vôlei e outro de futebol, que durou seis fins de semana, juntando os companheiros dos clubes Ipanema, Copacabana, Botafogo e Glória. Inaugurou uma rede de vôlei na praia de Ipanema, junto à Farme de Amoedo, que se tornou outro sucesso de companheirismo levando, nos finais de semana, mais de cem pessoas. As festas de Natal, junto à comunidade marcaram época na Casa Maternal Melo Matos, com a presença do Presidente de RI Ernesto Imbassay de Melo, e junto ao Planetário da Gávea. Conquistou por duas vezes o concurso de clube mais eficiente do distrito e por duas vezes de melhor frequência. Os companheiros compareciam às escolas do bairro falando das suas profissões, como projeto de orientação vocacional.
Atualmente, nossa atenção se dirige com carinho ao Projeto Sorriso, cuja coordenadora é a companheira Camila Alvarenga Fernandez Y Fernandez Lopes, dentista, com especialidade e mestrado em ortodontia.
O objetivo do projeto é atuar educativamente junto a membros de comunidades carentes para prevenção e cura, conscientizando-os da importância de manter-se a dentição e a boca saudáveis e, com isso, alcançando-se a melhoria na qualidade da saúde bucal.
Participam do projeto seis dentistas e três auxiliares técnicos, todos voluntários, atuando no Ateliê Dental, de nossa associada Camila, unidade Copacabana. Nossa última edição ocorreu no dia 07 de outubro passado.
A pandemia nos fez direcionar o foco para a doação de cestas básicas e quentinhas.
Nosso clube se reúne às quintas-feiras, às 20.00 h, no Clube Paissandu, localizado na Av. Afrânio de Melo Franco, 330, Leblon.
Durante a pandemia estamos realizando as reuniões por meio da Plataforma Zoom, no mesmo dia da semana e horário.