Distrito  4571 | Rio de Janeiro - Brasil | Julho  2020 - Dólar Rotario R$ 5,40 | O Rotary Abre Oportunidades

A história do RC RJ Ipanema

O IPANEMA foi criado com o território cedido pelo RC Copacabana. O representante para sua fundação foi o companheiro Hugo de Castro do Rotary Copacabana. Reuniu-se, inicialmente, no Clube Monte Líbano, passando em seguida a reunir-se no Clube Paissandu, onde se reúne até hoje. Seu primeiro Presidente, no período1970/1971, foi Augustus Cezar Monteiro de Castro e o Governador do, então Distrito 457, era Simão Treiger, com o lema “Transponha as Barreiras” O clube  possui 26 companheiros, atualmente. Em nosso quadro associativo temos a honra de contar com dois Governadores, sendo Wilmar Garcia Barbosa, no período 1997/1998, e Fernando Moreira de Faria, no período 2013/2014.

 

Nosso associado mais antigo é o companheiro José Abol Corrêa, que foi nosso Presidente nos períodos 1990/1991 e 2000/2001 e, atualmente, é Presidente da Comissão de Administração do Clube e Segundo Protocolo. Nossa associada mais recente é a companheira Zara Maria Paim de Assis que, no atual período, é a Presidente da Comissão de Projetos Humanitários. Os primeiros projetos comunitários foram em prol da Casa Maternal Melo Matos, onde foram realizadas obras civis. O clube praticamente ajudou a manter a casa que abrigava 210 menores. Toda a ajuda era feita com bazares da pechincha, que duravam dias e até semanas, sob a liderança de Georgina Bridi e Helena Barbosa, esposas, respectivamente, de Marcel Bridi – que foi nosso Presidente no período 1973/1974, e de Wilmar Garcia Barbosa, já indicado anteriormente. O Ipanema foi responsável pela criação de quatro clubes de Rotary: Arpoador, Jardim Botânico, Leblon e Lagoa. Criou um Rotaract e um Interact, com cerca de trinta jovens cada, que se reuniam religiosamente aos domingos. Esses clubes adotaram um asilo de idosos no bairro de Ipanema. Nosso clube apoiou o ambulatório da Gávea, doando remédios ao mesmo.  Motivos para união dos companheiros eram as reuniões domiciliares e o campeonato de jogos de biriba e dama que, ainda, contribuíam para levantamento de fundos, em benefício de obras sociais.

 

Realizou um grande campeonato de voley e outro de futebol, que durou seis fins de semana, juntando os companheiros do Ipanema, Copacabana , Botafogo e Glória. Inaugurou uma rede de voley na praia de Ipanema, junto à Farme de Amoedo, que se tornou outro sucesso de companheirismo levando, nos finais de semana, mais de cem pessoas. Foi o primeiro clube de Rotary a participar com uma barraca da Feira da Providência. Toda a receita ia para a feira.  As festas de Natal, junto à comunidade marcaram época na Casa Maternal Melo Matos, com a presença do Presidente de RI Ernesto Imbassay de Melo, e também junto ao Planetário da Gávea.  Conquistou por duas vezes o concurso de clube mais eficiente do distrito e por duas vezes de melhor frequência. Os companheiros compareciam às escolas do bairro falando das suas profissões, como projeto de orientação vocacional. O clube criou, na época que o presidente de RI era Ernesto Imbassay de Melo, o primeiro consórcio visando proporcionar aos consorciados o título de companheiro Paul Harris. Os dez companheiros participantes do consórcio foram todos agraciados com este símbolo.

 

Nosso clube é 100%  Companheiro Paul Harris, sendo que temos um companheiro Major Donor, uma companheira portadora de cinco safiras, um portador de quatro safiras, dois portadores de três safiras, um de duas safiras e três de uma safira.

Tivemos encontros interclubes por 12 anos, denominado SUPERIPA, onde faziam parte os clubes do Sumaré e Perdizes, ambos de São Paulo, e o nosso Ipanema.

© Rotary Club do Rio de Janeiro Ipanema - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Mídia Pixel

© Rotary Club Rio de Janeiro Ipanema - Todos os direitos reservados