Distrito  4571 | Rio de Janeiro - Brasil | Julho  2020 - Dólar Rotario R$ 5,40 | O Rotary Abre Oportunidades

PROJETO SORRISO - APRESENTAÇÃO

O projeto, coordenado pela Dr. Camila Fernández y Fernández Lopes, associada do Rotary Club Rio de Janeiro Ipanema, com especialidade e M.Sc. em Ortodontia, tem por objetivo atuar educativamente junto a membros de comunidades carentes, promovendo ações curativas e de educação preventiva, conscientizando-os da importância de se manter a dentição e a boca saudáveis, visando a melhoria na qualidade da saúde bucal das crianças e seus familiares, gerando melhor qualidade de vida e bem estar geral.

OBJETIVO

• Objetivo Geral

-  Explicar à criança e ao adolescente as maneiras corretas de escovação e a prevenção de doenças;

- Compreender a importância da escovação após as refeições;

- Entender a importância da escova, do creme dental e do fio dental na limpeza dos dentes;

- Aprender práticas de higiene ao guardar a escova;

- Ampliar as atividades de escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor;

- Reduzir o índice de cáries e perda de elementos dentários

- Estimular a coparticipação dos familiares no processo de mudanças e hábitos saudáveis

- Compreender a importância da saúde bucal

• Objetivos Específicos

- Limpeza de Tártaro

- Restaurações simples

- Extrações simples e complexas (sisos)

- Pequenas cirurgias

- Endodontia (tratamento de canal)

- Radiografia

- Aplicação de Flúor

- Odontopediatria

- Triagem – indicação de tratamentos específicos

METODOLOGIA

• Publico Alvo – crianças e adolescentes de 0 a 20 anos (casos excepcionais serão analisados pela equipe técnica);

 

• Seleção – indicação de rotarianos e membros de comunidades carentes;

 

• A educação preventiva é o principal método adequado na promoção da saúde bucal, pois a prevenção é a maneira mais econômica e menos desagradável de se cuidar da saúde bucal e com muitas possibilidades de obtenção de resultados satisfatórios.  Serão ministradas palestras educativas por técnicos habilitados;

 

• Tratamentos específicos a serem indicados e aplicados pelo corpo técnico.

 

COLOCANDO EM PRÁTICA -DETALHAMENTO

Este projeto dá continuidade a duas atividades piloto executadas pela equipe, sob o subsidio do Rotary Club Ipanema. Foram selecionadas 39 crianças de comunidades carentes (Chapéu Mangueira –Dona Marta - Vidigal – Rocinha) e instituições de abrigo de menores.

 

Inicialmente foi imaginado que o nível de complexidade dos casos permitiria que, com uma ou duas intervenções, a maioria dos casos pudessem ser solucionados. No entanto, a realidade se mostrou muito distinta. As crianças apresentaram um quadro importante de necessidades e, para que todos os casos pudessem ser concluídos, seriam necessárias mais algumas intervenções. Das crianças selecionadas e atendidas nos dois primeiros projetos, já foi possível dar alta para parte das crianças, sendo necessária uma consulta adicional para outras e, pelo menos, duas para as demais. Assim, foi aberto espaço para mais crianças, uma vez que o projeto prevê quatro atendimentos. Entende-se que este projeto faz parte de uma ação contínua que precisará, em cada uma das etapas, de novos financiamentos e parceiros. A razão principal reside no fato de a rede pública mostrar-se bastante ausente, sobretudo pelo fechamento deste tipo de atendimento em algumas das  Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

 

Cabe ressaltar que um dos casos de atendimento chamou a atenção devido à gravidade da situação. Uma jovem de 12 anos, moradora de abrigo, soro positiva, apresentava anquilose de mandíbula, o que a impedia de abrir a boca e de se alimentar normalmente, com a agravante de não ser possível, em caso de acidente, que ela fosse entubada. Por meio deste projeto, esta jovem  foi operada por cirurgião dentista buco-maxilo-facial. Para finalizar seu tratamento, seriam necessários pelo menos mais quatro atendimentos.

METAS

A educação em saúde bucal vem sendo inserida no cotidiano das pessoas, levando-as à conscientização de que a boca é tão importante quanto o resto do corpo. Isso contribui para a melhoria da saúde bucal de cada indivíduo e, consequentemente, na qualidade de vida.

 

Por esta razão, a meta a ser alcançada neste projeto é desenvolver um trabalho preventivo e de atendimento, com o fortalecimento sociocultural de crianças e adolescentes de comunidades carentes que, dificilmente, têm oportunidade de obter esse tipo de conhecimento ou de tratamento.

 

O Rotary Club RJ Ipanema tem a intenção de implementar o “Projeto Sorriso” Feliz Rotary de forma continuada, intensificando o programa de educação em saúde bucal, pois certamente é um dos melhores caminhos para se alcançar resultados positivos.

ATENDIMENTO

Os atendimentos estão sendo realizados no “Ateliê Dental” (Unidade Copacabana situado na Av. Prado Jr. 63, loja D), no horário de 9:00 às 17:00 horas por 6 dentistas e 3 auxiliares técnicos, todos voluntários.

RESULTADOS

Como em cada edição são atendidas, em média, 30 a 40 crianças, até agora já foram beneficiados pelo projeto mais de 300 menores - desde casos simples até os de grande complexidade!

GALERIA

© Rotary Club do Rio de Janeiro Ipanema - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Mídia Pixel

© Rotary Club Rio de Janeiro Ipanema - Todos os direitos reservados